quarta-feira, 5 de março de 2008

terça-feira, 4 de março de 2008

D.Dinis Rei de Portugal

D. Dinis, Rei de Portugal
Ordem: 6.º Rei de Portugal

Cognome(s): o Lavrador, o Rei-Agricultor,
o Rei-Poeta, o Rei-Trovador
Início do Reinado: 16 de Fevereiro de 1279

Término do Reinado: 7 de Fevereiro de 1325

Aclamação: 1279

Predecessor: D. Afonso III

Sucessor: D. Afonso IV

Pai: D. Afonso III,

Mãe: D. Beatriz de Castela

Data de Nascimento: 9 de Outubro de 1261

Local de Nascimento: Santarém

Data de Falecimento: 7 de Fevereiro de 1325

Local de Falecimento: Lisboa

Local de Enterro: Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, Odivelas

Consorte(s): Rainha Santa Isabel, Infanta de Aragão

Príncipe Herdeiro: Infante D.Afonso (filho)

Dinastia: Borgonha (Afonsina)

Pinhal de Leiria

A articulação entre o norte e o sul do país - este sul que se torna alvo da maior atenção e permanência dos reis - fazem de Lisboa centro giratório para tornar Portugal viável. Entre o norte, onde a malha senhorial é mais densa e apertada, e o sul, onde o espaço vasto conquistado aos mouros implanta sobretudo os domínios régios e as ordens militares, assim como vastos espaços de res nullius e torna Portugal um reino onde duas realidades diferentes se complementam.

Portfólio - Definições

Um mito (“mithós”) é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionados com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de Deuses, semi-deuses, heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

Um latifúndio é uma extensa propriedade rural onde existe uma grande proporção de terras não cultivadas e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade.

História – Narração de acontecimentos ou factos dignos de memória, estudo ou conjunto de fenómenos naturais ou científicos, estudo das origens e progressos de uma arte ou ciência, biografia de uma personagem célebre/ Conto, narrativa/ Negócio/ aventura/ Fábula, patranha.